Prévia no Distrito de Coqueiral mobiliza perto de 500 votantes


A comissão criada dentro da comunidade de Roda d\'Água para estabelecer parâmetros entre passado e presente, acabou colocando ao povo rural um instrumento da maior importância para a definição de uma proposta política que não mais permita que a região da Coqueiral continue no estágio em que se encontra, de abandono e de descaso por parte do poder público municipal.(Foto/Tribuna de Nobres: vencedores da prévia, membros da comissão organizadora e visitantes após a contagem dos votos).

As prévias definidas em pouco menos de 30 dias funcionou como um termômetro às eleições a vereador, em 07 de outubro deste ano. Com cerca de 1.500 eleitores, segundo as previsões mais otimistas, a região da Coqueiral necessita de uma força política mais representativa e mais próxima dos seus representados. É inaceitável que a região continue a ser desprestigiada e desrespeitada pelo governante de plantão em prestações de serviços essenciais, entre estradas, educação e mesmo na área social, com a ausência de políticas públicas que prestigiem as comunidades rurais.
A população rural, finalmente, está acordando para uma nova realidade e rompendo com uma velha prática política que tinha o PA Coqueiral/Quebó como um "curral" eleitoral e propício a interesses politiqueiros. Com uma população jovem, em franca expansão, com a internet funcionando como um "farol" a iluminar o caminho daqueles cidadãos trabalhadores, porém, deixados de lado pelos discursos vazios e pelas promessas eleitoreiras, descortina-se uma nova realidade ao setor rural.
E a realização da prévia, dia 15 de abril, num domingo entremeado por chuva e clima abafado, marcou um período em que o começar de novo, com tudo novo em termos de visão política, pode estabelecer parâmetro entre ontem e hoje. Em resumo, a população está mais politizada, mais aberta às iniciativas sérias e que apontem um caminho menos íngreme em direção a novos e positivos dias.
O que parece ser pouco e simples, tem grandiosidade na medida em que a população, espontaneamente, comparece para sufragar virtuais candidaturas a vereador. É o começo de um novo tempo, quando a população responde ao chamamento e vai decidir quem deve representar a comunidade nas próximas eleições.
A opção pelo nome do líder comunitário Acendino, com 147 votos; do comerciante Nem do Açougue, com 80 votos; do produtor rural Mailton, com 60 votos; e do radialista Edemar Bueno, com 56 votos, cada um representando uma sigla partidária, serve como referencial às futuras decisões que serão tomadas no campo político na região da Coqueiral. Ao todo foram 483 participantes.
O presidente da Comissão Organizadora da Prévia, comerciante e Presidente: Mauro Ferreira (MAURO); Vice-Presidente; Antonio Alves de Jesus; Membros: Denilson Carato Moreira, Paulo Medeiros (PAULO) e Edevar Rodrigues, deram um exemplo de que a unificação de interesses pode romper com esse estado de abandono em que se encontra a região, com cobranças abusivas de taxa de iluminação pública nas vicinais, onde nem mesmo estrada transitável tem.
Moradores reclamam de estradas rurais que estão em estado precário, prejudicando estudantes, pontes que se apresentam como uma armadilha a animais, enfim, as carências no PA Coqueiral/Quebó são muitas e a água potável a maior delas, se transformando em problema, dos mais sérios, e causador de doenças renais graves.
E para resumir, os políticos oportunistas acabam de ver uma lição de responsabilidade e de coerência daquela comunidade ao dizer "sim" às prévias, valorizando o trabalho de uma comissão que merece aplausos pela insistência no propósito de levar adiante a posição de defender os interesses da população rural através dessa ação, concluída com louvor.
Mas isso é apenas o começo, e há um longo caminho a percorrer, levando-se em conta que é preciso posição responsável para evitar que aventureiros comprem os votos e a dignidade de alguns poucos eleitores, que só pensam no agora ou naquele momento.
Vale lembrar, o pré-candidato Gilmarzinho da Ecoplan e o ex-vereador Das Neves foram os únicos a comparecer para prestigiar a prévia.  


Benedito Tribuna de nobres
Share on Google Plus

Assuntos Relacionados

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu Comentario