Campanha de Vacinação contra a Poliomielite será dia 16 de junho

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Programas de Saúde, anuncia que a vacinação contra a pólio se dará no dia 16 de junho, um sábado, em todos os postos da rede municipal de saúde, das 07 as 17 horas. As informações são do coordenador de programas de saúde, Durval Maciel Júnior, que lembra ser a campanha destinada a todas as crianças menores de cinco anos, independente ou não de vacinação anterior.

A segunda etapa ocorre em agosto, atingindo a mesma faixa etária, ou seja, menores de cinco anos, que devem comparecer aos postos de saúde com a mãe ou responsável, portando o Cartão de Vacinação. A posse do cartão permitirá a avaliação das vacinas em atraso. Essa segunda etapa, denominada de Campanha Nacional de Multivacinação, possibilita aos pais que aumente as coberturas vacinais, o que atinge a criança de forma homogênea, em todos os municípios brasileiros, conforme Durval Júnior.
Os postos atenderão entre 07:00 as 17:00 horas, destacando-se que a poliomielite ou paralisia infantil é uma doença contagiosa aguda, causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar crianças e adultos por via fecal/oral, através do contato com as fezes ou secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas, causando com isso a doença chamada comumente de paralisia infantil, como explica o coordenador de saúde, Durval Júnior.

A pólio é uma doença já erradicada nas áreas mais desenvolvidas do mundo através das campanhas de vacinação que obedecem a uma programação sistemática e a proposta das campanhas de vacinação é justamente de evitar a reintrodução do vírus no País, justamente onde não há mais incidências da doença, conforme Júnior.

Do: Tribuna de Nobres
Share on Google Plus

Assuntos Relacionados

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu Comentario