Criada a Associação de Condutores de Nobres

A proposta do estabelecimento de uma entidade representativa dos guias turísticos começa com a criação da Associação de Condutores de Nobres, através de reunião ocorrida em 28 de maio de 2.012, na Vila da Bom Jardim. A direção da entidade, com mandato de 02 anos, tem Zaqueu Rodrigues dos Reis Júnior como presidente, na qualidade de vice presidente assumiu Vandionor Nunes de Lima e Silvano Morel como tesoureiro, e ainda Bruno como secretário.

Ao todo em Nobres, os condutores estariam em torno de 50 em atividade, alguns, desde 2.006, e outros treinados em data anterior a 2.006, e a finalidade da associação é agregar esse contingente que reúne pessoas da zona urbana e da zona rural para que estejam atentas à organização das atividades classistas e na busca da profissionalização e reconhecimento dessa profissão.
Recentemente, em companhia de Jeferson e Sirlene Borralho, os integrantes da nova entidade conversaram com a nossa reportagem e deixaram claro que o posicionamento da direção da entidade é a de buscar a unificação de interesses e o estabelecimento de ações que visem consolidar a atividade profissional para maior representatividade junto aos meios empresariais e no setor público.

Para Borralho, a aprovação e os elogios à nova entidade por parte da secretária estadual de Turismo, Teté Bezerra, representa a certeza de que esses profissionais estão no rumo certo. Ainda, segundo Jeferson, os condutores estão tendo a oportunidade de estabelecer novos parâmetros à atividade, com uma maior profissionalização e daí a possibilidade de normatizar o trabalho e de atuar em conformidade com os profissionais que já estão no mercado em outros pontos do país, onde o turismo já é uma realidade.
Representando o setor público municipal, pelo CAT, Fernando de Souza Pinto, revelou que está pronto a auxiliar essas pessoas naquilo que estiver ao alcance do CAT (Centro de Atendimento ao Turista).
Zaqueu e Vandionor acreditam que essa entidade e tudo o que se planeja para o futuro serão da maior importância, já pensando no impacto positivo no turismo que Nobres terá com a tão sonhada Copa de 2014.

Então, aqueles que queiram estar ajudando a construir um novo caminho à atividade de guia turístico e que quiser se engajar nessa proposta, pode deixar dados pessoais e formas de contato junto ao CAT e mesmo com Vandionor, no setor público de saúde, na área central da cidade de Nobres. Na zona rural, os interessados podem procurar, em Bom Jardim, anexo a Agência SM, próxima ao posto de saúde, Silvano ou Bruno, onde serão atendidos.

Por: Benedito (Tribuna)
Share on Google Plus

Assuntos Relacionados

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu Comentario