Políticas públicas para o futuro não despertam atenção em Nobres


MDI_1_640x480Entrevistas marcadas para a cidade de Nobres com a presença de agentes públicos e privados que estão sendo capacitados para o que se chama a elaboração e gestão de planos estratégicos de desenvolvimento local e regional, sob a ótica dos aspectos econômicos, sociais, ambientais e políticos atraiu pouca atenção em Nobres dentro de uma expectativa criada a partir da intensa movimentação ocorrida em outros municípios.
Na cidade de Nobres, dia 18 de junho, pela manhã, nas dependências da Escola "Daniel Berg", os entrevistadores conseguiram ouvir dos poucos presentes algumas respostas e até anseios dos nobrenses. O vereador e empresário Silvestre Campos foi um dos entrevistados e com ele o colega vereador Adão MDI_2_640x480Valdinei Pereira, o empresário comercial Daniel Dalmolin (foto), a secretária municipal de Educação, Edilene Campos Rodrigues, professores, servidores públicos e um ou outro integrante da iniciativa privada.

"O curso é uma iniciativa do Ministério da Integração Nacional (MI), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), e conta com a parceria do Governo do Estado por meio das secretarias de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), da Casa Civil e de Administração (SAD), do Instituto Latino-Americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social (llpes), órgão vinculado à Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (Ilca)", segundo informa a assessoria do governo.
"Os orientadores do curso são técnicos do Ministério da Integração Nacional e especialistas do Instituto Latino-Americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social e do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura, parceiros na realização do evento juntamente com o governo de Mato Grosso, além de técnicos da Seplan. O curso em seu conteúdo programático abordará temas como a Política de Desenvolvimento Regional, Gestão Pública para o Desenvolvimento Regional e Local, Desenvolvimento Sustentável e Ordenamento Territorial, entre outros", conforme informações oficiais repassadas ao portal 24 Horas News.
"O objetivo do curso é a capacitação de agentes públicos e privados para a elaboração e gestão de planos estratégicos de desenvolvimento local e regional, sob a ótica dos aspectos econômicos, sociais, ambientais e políticos", conforme noticiado pela imprensa.

MDI_3_640x480Em Nobres, conforme Ellen Silva da Costa (foto), da Empaer, que entrevistava no quesito da economia, o rumo é a formação de agentes públicos que, como ela, buscam a formação de um banco de dados que ajudará na formulação de políticas públicas aos mais diversos setores da economia em diversos municípios brasileiros e no caso específico, de Mato Grosso.
"Estão participando 44 técnicos de diversas secretarias de Governo e instituições, incluindo Superintendência do Centro-Oeste, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Caixa Econômica Federal e das prefeituras de Alto Paraguai, Diamantino, Jangada, Nobres e Rosário Oeste", segundo o portal de notícias 24 Horas News.

MDI_4_640x480Durante a participação dos entrevistadores, a coordenadora do curso, Denise Zanella (foto), destacou ser da maior importância à participação social nas entrevistas, é através destas que se formularão propostas para a implantação de modelos econômicos e de gestão nos municípios. "É uma forma de se avaliar municípios justamente onde os fatos acontecem e junto de quem conhece as necessidades locais". Conforme Denise Zanella, que já atua na coordenação do evento através do Ministério da Integração Nacional (MI), conhecer a realidade local e estar junto de quem conhece essa realidade, ouvindo as pessoas, é o caminho mais próximo para se estabelecer parâmetros de gestão que podem servir a um ou a outro município, "dependendo de cada realidade", explicou a coordenadora Denise Zanella.

Por: Benedito/Tribuna de Nobres
Share on Google Plus

Assuntos Relacionados

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu Comentario