Comitiva do prefeito eleito de NOBRES visita aldeia indígena bakairi

Na manhã de 10 de novembro de 2012, uma comitiva percorreu os 140 kms que levam até a aldeia Santana bakairi, através da MT-240, onde o prefeito eleito Gilmarzinho da Ecoplan, vereadores eleitos e convidados foram recepcionados pelo cacique Arnaldo (foto, camisa amarela) e integrantes da comunidade indígena. Na oportunidade, o candidato mais votado naquela comunidade em toda a história política do município de Nobres, com 99 votos entre 100 possíveis, foi em visita de cortesia e ao mesmo tempo para agradecer a expressiva votação.Bk_8_640x480


Presente, o Coordenador da Funai no parque indígena, Altair (foto, a direita), também deu boas vindas aos visitantes. Integraram a comissão o prefeito eleito Gilmarzinho da Ecoplan(PSD), vereadores Joa do Petrópolis (PP), Odson Araújo (DEM) e os vereadores reeleitos Zilmai Ferreira de Jesus e esposo Sabino, e Silvestre da Silva Campos (PR). 

Além destes, integraram a comitiva o irmão do prefeito eleito Edmilson; Juvêncio Abade, presidente da sigla republicana em Nobres; ex-prefeito Flávio Dalmolin; Elcio Oliveira, presidente do PRP; o militar da reserva Júlio Evaristo de Moraes; e a presidente da associação dos caminhoneiros, Ivone Claudino; o assessor do vereador Joa, Kaíque.Bk_6_640x480


Lá, integrou a comitiva o agropecuarista Egon Hoepers (foto), que enalteceu a votação de Gilmarzinho da Ecoplan durante a sua fala aos presentes. Para Egon Hoepers, o prefeito eleito terá um duro trabalho a enfrentar e terá que contar com uma equipe de governo afinada, responsável e fiel aos planos de governo. O agropecuarista, pela sua experiência como gestor público, tendo sido vice e prefeito de Santa Rita do Trivelato, disse que sabe aplaudir, mas saberá cobrar quando o governo faltar naquilo que mais a região necessita, que é estrada transitável e bem cuidada.Bk_10


Gilmarzinho da Ecoplan (foto) ao falar aos presentes, anunciou que terá um olhar especial aos interesses da comunidade indígena, sem nenhuma distinção entre as comunidades de Santana e Canaã. "Quero praticar um governo que atenda aos interesses de todas as comunidades que estão dentro do município de Nobres, mas, olhar com bons olhos por este território dos bakairi, pelo seu papel estratégico como área de preservação ecológica e uma vitrine turística da maior importância para o Brasil e o mundo", assinalou Gilmarzinho da Ecoplan.


Agradeceu imensamente aos votos recebidos e festejou com a comunidade indígena a construção de um novo caminho político e administrativo para Nobres. Um churrasco selou essa nova relação de amizade e de respeito entre o futuro governante e a comunidade dos bakairi.


"É uma troca de experiência e de conhecimento entre um povo e seus costumes e nós, ditos civilizados, temos o dever de respeitar as minorias e ajudar na preservação do cerrado, da sua fauna e flora, dos costumes e tradições indígenas", avaliou Gilmarzinho da Ecoplan.


Entre os vereadores eleitos, Joa do Petrópolis agradeceu ao convite de Gilmarzinho para estar ali e destacou que quer ajudar o novo governo a fazer história em Nobres. Aliás, o vereador eleito Joa tem demonstrado que o entendimento entre Legislativo e Executivo será da maior importância para boas conquistas em favor da população de Nobres.
Odson Araújo, bastante entusiasmado com a escolha do seu nome a vereador, disse que viu o convite para voltar à aldeia bakairi com bons olhos e anunciou que vai ajudar o prefeito a trabalhar pela comunidade indígena.


A vereadora Zilmai, que mantém bom diálogo e amizade com Gilmarzinho da Ecoplan, também deixou impressa a sua posição de trabalhar para todo o município de Nobres, preferindo acreditar que o futuro prefeito terá melhor sorte e maior desempenho que outros governistas do passado.
Silvestre Campos agradeceu aos votos recebidos ali e disse que vê o novo governo com enorme capacidade de trilhar um caminho para quatro bons anos e que se estenderá a oito, desde que planeje as ações de governo e tenha um Legislativo afinado com as metas a cumprir.


O cacique Arnaldo agradeceu aos visitantes e o responsável pela área de saúde na comunidade, Valdomiro, disse acreditar no novo governo e nas possibilidades de avanços nas políticas que fortaleçam a qualidade de vida em meio à comunidade indígena.
Fotos e texto: B. F. de Souza.

Fotos: Gilmarzinho ajudando a tirar o couro da vaca; O churrasco sendo assado; prefeito eleito conversando com as mães indígenas; Cacique Arnaldo (sentado) ouvindo os visitantes; vereador Silvestre Campos e suas argumentações; e abaixo, a direita, o prefeito entre atletas no futebol misto entre índias e índios.



Bk_2_640x480
Bk_3_640x480
Bk_5_640x480
Bk_4_640x480
Bk_9_640x480
Bk_7_640x480

Por: Tribuna de Nobres




Share on Google Plus

Assuntos Relacionados

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu Comentario