Focos de dengue geram alerta e sistema público vai agir

Os casos de dengue registrados e os que não são notificados ou as subnotificações representam o termômetro para o início das atividades de combate ao mosquito transmissor da dengue. De acordo com dados levantados pelo setor público, os focos do mosquito da dengue em Nobres já são consideráveis e o setor municipal de endemias alerta a população sobre a possibilidade de epidemia na cidade.


A eliminação dos focos do mosquito (aedes aegypti) causador da dengue, consiste na eliminação de recipientes que possam conter ou acumular água parada, entre latas, garrafas, restos de construção, sacolas plásticas, além de caixas d'água sem tampa, calhas, vasos de plantas. A melhor saída é a prevenção e a observância das orientações que são dadas pelos agentes de saúde são absolutamente necessárias e devem ser cumpridas.


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, através de boletim à imprensa, as atividades deste ano envolverão os setores de endemias, agentes comunitários de saúde (ACS), Vigilância Sanitária municipal e Secretaria Municipal de Obras. Esses agentes públicos envolvidos nas ações de combate ao mosquito da dengue, mais uma vez vão visitar as residências e esclarecer sobre algumas necessidades básicas para se evitar a formação de focos dos mosquitos (aedes aegypti e aedes albopictus) na área urbana. É o chamado de serviço orientativo e de ampliação de conhecimento sobre os efeitos da doença.


As ações terão início no dia 28 de janeiro e prosseguirão até o dia 30, no bairro Jardim Glória, com atividades de educação e saúde envolvendo as equipes que vão a campo e os procedimentos de limpeza ocorrem nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro naquele bairro.
Na área central da cidade, conforme a programação, as atividades terão início no dia 04, prosseguindo em 05 e 06 de fevereiro, sempre na mesma disposição, de forma mais esclarecedora possível, com a limpeza sendo procedida nos dias 07 e 08 de fevereiro pelo setor de Obras do município.


No bairro São José as ações de combate aos focos do mosquito e ações orientadoras serão nos dias 07 e 08 de fevereiro, enquanto que a limpeza dos entulhos postados às ruas será realizada nos dias 14 e 15 de fevereiro.
No Jardim Petrópolis, as ações serão desenvolvidas nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, ao passo que a operação limpeza será nos dias 21 e 22 de fevereiro.


Assim sendo, o entulho deve ser colocado à porta das casas para o serviço de limpeza dos possíveis pontos de formação de focos do mosquito, o que não envolve materiais provenientes de podas de árvores, é bom que se esclareça; alerta o setor público de saúde.
Vale lembrar que o quadro de infestação é alarmante e que a dengue mata realmente.


Por: Tribuna de Nobres
Share on Google Plus

Assuntos Relacionados

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu Comentario