Matrículas em escolas estaduais de Nobres iniciam nesta quarta-feira

Começa nesta quarta-feira (16) o período de matrículas para alunos novos nas 737 Escolas Estaduais de Mato Grosso. A confirmação das matrículas no sistema Sigeduca dos alunos que continuarão os estudos em suas respectivas escolas termina na terça-feira (15.01). A estimativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) é que haja um crescimento de aproximadamente 10% no número de alunos matriculados em relação ao ano anterior.

“Em 2012 tivemos 470 mil alunos em nossa rede e assim como em anos anteriores deve haver um crescimento de 10% no total de alunos nas nossas Escolas, para o ano letivo de 2013”, informou a assessora especial da Seduc, Rosa Neide Sandes de Almeida. Ela ressalta ainda que há vagas para todos os alunos mato-grossenses que quiserem estudar na rede pública de ensino.

“Estamos fortalecendo o regime de colaboração entre o Estado e os municípios e a Seduc, em parceria com as Secretarias Municipais vai garantir que todas as crianças, adolescentes e jovens em idade escolar estejam em sala de aula”, afirmou. Rosa Neide conta que devido ao crescimento demográfico de alguns municípios poderá haver situações em que as Escolas Estaduais garantirão vagas para o ensino fundamental em anos iniciais, para suprir a demanda das unidades municipais. “E essas Escolas Municipais também auxiliarão a rede estadual em situações semelhantes”.

A gerente de Avaliação e Desenvolvimento da Superintendência de Gestão Escolar da Seduc, Gislene Bastos destaca que as coordenações das Escolas do Estado devem ficar atentas para o prazo de efetivação no Sigeduca dos alunos que já confirmaram suas matrículas. “Para que o sistema possa receber as matrículas dos alunos novos (oriundos de outras Escolas) é necessário que as Escolas efetivem impreterivelmente até o dia 15, as matrículas dos alunos que já estudam na unidade”, disse.

Até sexta-feira (11.01), 88 mil matrículas já haviam sido confirmadas no sistema. Gislene ressalta que os estudantes devem procurar matricular-se em escolas próximo de suas residências. “A orientação da Seduc é que os alunos estudem próximo de suas casas”. O ensino ofertado pelas unidades ensino é o mesmo e segue orientações curriculares construídas pela Seduc em conjunto com a comunidade escolar.

Cuiabá

Em relação às Escolas estaduais localizadas no centro da capital que ofertam o Ensino Médio, Gislene destaca que apenas a unidade Presidente Médici ofertará vagas nos três anos de estudos, para alunos novos. “São 480 vagas para o 1º ano, 300 para o 2º e 300 para o 3º, divididas nos períodos matutino, vespertino e noturno”.

A Escola Nilo Póvoas ofertará vagas apenas no 1º ano do Ensino Médio, para alunos que não são dessas unidades. Ao todo são 1505 no Nilo, divididas nos três turnos. No Liceu são 660 vagas, sendo 490 para o 1º ano, divididas nos três períodos e 170 para 2º e 3º ano noturno. No total geral, em Cuiabá, serão ofertadas 10.800 vagas destinadas aos estudantes do 1º ano.



Por: SECOM-MT
Share on Google Plus

Assuntos Relacionados

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu Comentario