Cerca de 40 papagaios apreendidos com traficantes próximo a Nobres


Cerca de 40 papagaios da espécie Amazona aestiva, popularmente chamada de papagaio-verdadeiro, apreendidos com traficantes, serão devolvidos à natureza pela Superintendência do Ibama em Mato Grosso. De acordo com a assessoria do órgão, eles serão soltos na segunda-feira (11), no Refúgio Ecológico Sesc Serra Azul, na região entre os municípios de Rosário Oeste e Nobres, a 143 km de Cuiabá.
Esta será a primeira soltura de aves deste ano. Os papagaios integram o primeiro lote de 150 aves que deve ser recebido neste final de semana pelo Ibama. Os animais serão soltos emSinopPoconéTangará da Serra e Nobres, por meio da parceria feita com o Projeto Áreas de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), coordenado pelo Núcleo de Fauna da Superintendência do Ibama.
A instituição informou que os animais são do Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo, onde passaram dois anos se preparando para retornar à natureza. Inicialmente era um grupo de 200 filhotes que foram aprendidos de traficantes na região de Bataguassu, em Mato Grosso do Sul, na divisa com o estado de São Paulo.
O Ibama encaminhou pra o Centro de Recepção de Animais Silvestres, do Parque Tietê, para que tivessem chance de sobreviver. Normalmente, dos filhotes retirados da natureza pelos traficantes de animais silvestres, 90% morrem vítimas de maus-tratos, segundo o órgão.

Por:G1 MT
Share on Google Plus

Assuntos Relacionados

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu Comentario