Secopa diz que 62% das obras da Arena foram concluídas

As obras da Arena Pantanal já estão 62% concluídas, segundo informações divulgadas pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa). A expectativa da pasta é de que, até o final deste mês, a superestrutura do estádio (lajes, vigas-jacaré e arquibancadas) seja completamente concluída.

Atualmente, os operários trabalham na montagem das arquibancadas. Com a implantação do trabalho noturno e aceleração do processo de montagem, a obra deverá ser inaugurada em outubro deste ano.

Segundo o secretário da Copa, Maurício Guimarães, todas as frentes de trabalho necessárias para a construção da Arena Pantanal já estão em andamento, com exceção do gramado, que deverá ter a montagem iniciada apenas em maio.
Edson Rodrigues/Secopa
Vista aérea da Arena Pantanal, feita em janeiro deste ano
Além disso, o assentamento dos pisos das rampas que dão acesso ao estádio já estão em fase de acabamento e os pontos estratégicos da área de lazer tiveram o cronograma antecipado, como é o caso das estruturas metálicas do restaurante e da choperia.

“Resta apenas finalizar a fixação das arquibancadas do setor sul, pois os setores oeste, leste e norte estão montados. Todas as frentes de trabalho necessárias para construção do estádio estão em andamento, como instalação hidrossanitárias, elétricas, pórticos da cobertura, alvenaria das áreas VIP e camarotes”, afirmou.

Segundo a Secopa, a obra deverá atingir seu pico, com cerca de mil funcionários, em março deste ano. Com isso, a fase de cobertura da Arena, que atualmente está concentrada na montagem dos pórticos que darão sustentação à cobertura metálica, deverá avançar ainda mais.

Para o governador Silval Barbosa (PMDB), não há dúvidas de que a obra será concluída no prazo. A expectativa é de que, então, o estádio será palco de dois grandes eventos, como “testes” para os quatro jogos da Copa do Mundo de 2014.

"Estamos dentro do cronograma e vamos entregar a obra em outubro deste ano, dois meses antes do prazo final exigido pela Fifa. A construção da Arena Pantanal tem o total acompanhamento dos órgãos de controle, é monitorada diariamente pela Fifa e os pagamentos à empreiteira são realizados regularmente”, disse.

Obra e projeto


Orçada em R$ 518,9 milhões na Matriz de Responsabilidade, até agora, apenas R$ 420 milhões forma contratados, referentes à construção do estádio, que está sendo realizada pelo Consórcio Santa Bárbara-Mendes Júnior. 

Ainda resta licitar para a obra os assentos, tecnologia de informação e o placar, o qeu deve ser feito ainda no primeiro trimestre deste ano.

"Estamos dentro do cronograma e vamos entregar a obra em outubro deste ano, dois meses antes do prazo final exigido pela Fifa", afirma o governador
O Complexo da Arena Pantanal possui 34 hectares. Só o estádio compreenderá quase 104 mil m² desse espaço e terá capacidade para abrigar 44.336 pessoas. 

Os dois últimos pavimentos dos setores norte e sul do estádio são desmontáveis, o que possibilitará a redução de cerca de 17 mil dos 44.336 assentos.

Tal diminuição da capacidade do estádio no período pós-Copa será analisada conforme a demanda real de público para eventos esportivos e culturais.

A parte interna terá 96 camarotes, além de 1,2 mil lugares reservados à imprensa, 70 banheiros, 20 escadas de acesso e 12 elevadores.

Quanto ao estacionamento, serão 380 vagas dentro da Arena e mais 2,4 mil do lado de fora.

Os projetos de paisagismo serão feitos, como a criação de lagos artificiais, bem como haverá a construção de uma escalinata – estrutura arquitetônica que funcionará como ponto de encontro para os torcedores.

Uma grande passarela irá ligar o estádio ao entorno, área com mais de 300 mil m2, deverá contar ainda com uma praça com áreas de lazer, pista de caminhadas e atividades esportivas, espelho d'água, lanchonetes e restaurantes.

De acordo com a Secopa, a arquitetura do estádio foi projetada para atender a realidade de uma cidade quente como Cuiabá. 

O projeto prevê ventilação cruzada com tomadas de ar pelos cantos localizados entre os setores de arquibancadas. Além disso, serão instalados pisos e coberturas que amenizam o calor.

Sustentabilidade


Como o projeto da Arena Pantanal é conhecido por ser rico em sustentabilidade, o Consórcio já iniciou o plantio de 2.080 árvores para recuperação ambiental, compreendendo uma área de 21 mil metros quadrados, ampliando a área verde já existente no local.

Nesse processo de arborização foram contempladas espécies regionais, como aroeiras, jatobás e os ipês. O projeto de paisagismo prevê ainda o plantio de 2.366 arvoredos e milhares de ervas de cobertura, como lírios, azulzinhas e gramas.

O projeto já recebeu vários prêmios, inclusive um internacional e foi elogiado por instituições ligadas à arquitetura nacional.
Share on Google Plus

Assuntos Relacionados

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu Comentario