Orquestra sinfônica de MT retorna aos palcos em abril, Nobres receberá show gratuito


Um dos principais aparelhos artísticos do Governo de Mato Grosso, a Orquestra do Estado, retorna aos palcos mato-grossenses no próximo mês e anuncia agora o lançamento da nova temporada de concertos. Assim, a Orquestra dá continuidade a uma das metas do governador Silval Barbosa que é disseminar a cultura por todos os cantos de Mato Grosso, proporcionando lazer e permitindo o acesso a bens culturais de inestimável valor para população. 
 
Ao longo deste ano, serão mais de 40 apresentações divididas em três séries de concertos (Oficiais, Populares e Didáticos) que exibirão repertórios eruditos e populares no Cine Teatro Cuiabá, em praças e locais públicos de oito municípios de Mato Grosso, e para 30 instituições de ensino das redes públicas e privadas de Várzea Grande, Nobre e Cuiabá. 
 
Com a reabertura do indispensável Cine Teatro Cuiabá, a Temporada 2013 inicia de fato nos dias 20 e 21 de abril, com as primeiras apresentações da série de Concertos Oficiais, homenageando os 200 anos do compositor Giuseppe Verdi. Na ocasião, a Orquestra de Mato Grosso, em sua formação sinfônica (com todos os naipes de instrumentos), sob a batuta do maestro Leandro Carvalho, conta com a genialidade de um dos mais importantes violinistas da atualidade, o italiano Emmanuele Baldini, spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Os concertos de aberturas da temporada ainda exibem obras de Tchaikovsky e Mendelssohn. 
 
A série de Concertos Oficiais, que tem toda sua programação agendada para o Cine Teatro Cuiabá, segue nos meses seguintes até novembro e conta ainda com a contribuição do acordeonista e compositor Toninho Ferragutti e o violoncelista Raiff Dantas. Também o violinista Fernando Pereira, músico de sólida formação e integrante de nossa Orquestra, e José Medeiros, primeiro oboé da Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, como solistas do Concerto em ré menor de Bach, sob a regência do maestro convidado Murilo Alves. Obras sinfônicas fundamentais do repertório universal fazem parte da programação deste ano, como a terceira sinfonia de Mendelssohn, juntamente com importantes efemérides. Além das comemorações de 150 anos de Ernesto Nazareth, 100 anos de Benjamin Britten e Lutoslawski, e 200 anos de Giuseppe Verdi e Richard Wagner. 
 
Já na série de Concertos Populares, serão oito novas apresentações gratuitas, em locais públicos e ao ar livre. As cidades de Rondonópolis (01/08), Campo Verde (02/08), Cuiabá (03/08), Sapezal (05/08), Nova Mutum (07/08), Lucas do Rio Verde (08/08), Sorriso (09/08 ) e Sinop (10/08) poderão prestigiar no mês de agosto um programa acessível, focado na formação de novas plateias e que contribui para a democratização do acesso a bens culturais. 
 
Para esta turnê, a Orquestra do Estado de Mato Grosso, sob a regência do maestro Leandro Carvalho, estará acompanhada do trio Pescuma, Henrique & Claudinho, exibindo verdadeiros “clássicos populares” que se tornaram referência do Rasqueado Mato-grossense. 
 
Na série de Concertos Didáticos, dedicada a formação de novas plateias, foca suas atividades em instituições de ensino da rede pública e privada dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Nobres. Suas ações buscam estimular, por meio da Orquestra e de oficinas didáticas preparatórias, o gosto pela música instrumental e o prazer em aprender. 
 
Fonte: Diário de Cuiabá / Assessoria
 
Foto: Divulgação
Share on Google Plus

Assuntos Relacionados

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu Comentario