Agenda Territorial retoma mobilização pela alfabetização em Nobres

Os trabalhos para a implementação dos comitês municipais nos 141 municípios do Estado foram retomados. Atualmente existem 16 municípios onde os comitês já funcionam. A mobilização vem sendo feita pela Comissão Estadual da Agenda Territorial da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e tem a finalidade de fazer o mapeamento diagnóstico e estruturação dos comitês municipais. O objetivo é um levantamento do quadro da alfabetização de Jovens e Adultos no Estado e a busca de formas para sua superação. 

A formação dos comitês ajudará a identificar a demanda e a necessidade da oferta de escolarização. Os comitês são responsáveis também por avaliar as necessidades estruturais para esses estudantes retomarem os estudos. “A elaboração de políticas públicas para garantir a EJA é parte das ações dos comitês”, diz o gerente da Educação de Jovens e Adultos, Joaquim Ventura. 

Conforme o entendimento da Comissão Estadual a garantia da educação desse público, passa por uma ação de Estado, fomentada coletivamente. Para garantir esse atendimento é necessário um trabalho coletivo entre governo federal, Estados e municípios. “Os Comitês devem monitorar a demanda, debater projetos que assegurem o ingresso e permanência dessas pessoas na escola, e ainda forneça transporte e alimentação“, destaca o secretário Ságuas Moraes. 

Os municípios que possuem comitês são: Água Boa, Alto Garças, Canarana, Colniza, Jaciara, Juara, Nobres, Nova Marilândia, Nortelândia, Pedra Preda, Rondonópolis, Santa Rita do Trivelato, São José dos Quatro Marcos, Sinop, Várzea Grande e Vera. (Roseli Riechelmann/Seduc-MT).


Por: Diário de Cuiabá
Share on Google Plus

Assuntos Relacionados

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu Comentario