Audiência Pública definirá rumos para o fim do lixão em Nobres

O dia 10 de setembro, a partir das 08:00 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores, está prevista para acontecer Audiência Pública para apresentação do Projeto de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos e Aterro Sanitário. A convocação é do prefeito Gilmarzinho da Ecoplan e para o evento foi convidado o engº Jorcy Francisco da Silva, que fará a apresentação do projeto e a explanação das possibilidades de Nobres em relação ao fim do lixão.

Recentemente, foi realizada em Nobres a Conferência Municipal do Meio Ambiente, em 08 de agosto, passado, quando os participantes receberam a esclarecedora palestra do prof. e doutor no assunto, Paulo Modesto.
A meta de por fim ao lixão faz parte da proposta do governo federal, que vem sendo protelada, desde 2.012, tendo o ano que vem como prazo final. A maioria da população brasileira vive nas cidades, o que causa um desequilíbrio entre consumo e produção de lixo. A meta é acabar com os lixões até o ano que vem, considerando-se que os lixões estão concentrados na maioria dos municípios brasileiros e tem as consequências diretas na saúde da população brasileira.
A solução pode vir dentro do PAC2 (Programa de Aceleração do Crescimento) na área de saneamento, e o Ministério das Cidades deverá investir cerca de 41 bilhões no setor até 2.014. Os investimentos serão destinados ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana, saneamento integrado e resíduos sólidos, segundo meta prevista pelo Ministério das Cidades.
Dados apresentados pelo Cempre/Ciclosoft ao MinCidades em 2012, apontariam que dos 5.564 municípios brasileiros somente 766 deles realizavam a coleta seletiva do lixo.
O município de Nobres está longe da realidade assim como a maioria dos municípios brasileiros, que é quando a prefeitura realiza coleta seletiva de lixo, desde que 10% da população separe o lixo e onde existe um trabalho de reciclagem de porta a porta ou por meio de catadores de lixo.
A realização da Audiência Pública, prevista para o dia 10 de setembro, na cidade de Nobres, terá estas e outras abordagens, principalmente sobre os resíduos sólidos e a urgente necessidade de se acabar com o lixão, fator negativo e caso de saúde pública onde existe esses depósitos de entulhos de todos os tipos, inclusive animais mortos e resíduos orgânicos, atrativos a insetos, animais peçonhentos e doenças deles decorrentes.
ASCOM (PMN)
Share on Google Plus

Assuntos Relacionados

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu Comentario