MT realiza Prova Brasil em novembro com estudantes através do INEP

Os estudantes das redes pública e particular de ensino de Mato Grosso farão entre os dias 11 a 21 de novembro a Prova Brasil (avaliação Nacional do Ensino Fundamental). Ao todo 94.459 alunos farão a prova, que é elaborada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep). A média das proficiências de Língua Portuguesa e Matemática do exame e o rendimento escolar são os indicadores que compõem o Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb).

A avaliação é obrigatória para todos os estudantes das Escolas Estaduais e Municipais que cursam a 2ª fase do 2º Ciclo (5º ano) e 3ª fase do 3º Ciclo (9º ano). Para os alunos de escolas privadas a prova é amostral. Por sua vez, apenas uma amostra de cursistas do 3º ano do Ensino Médio de unidades públicas e particulares também realizam a prova.

A gerente de Organização Curricular do Núcleo de Avaliação e Informação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Vera Margareth Fabro, destaca que as equipes gestoras das escolas, professores, assessores pedagógicos e formadores dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros) devem priorizar as ações visando à realização da prova.

Para auxiliar os alunos das unidades estaduais de ensino, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) encaminhou por e-mail às suas 743 escolas exemplares da Prova Brasil aplicada em 2011, com o gabarito. A ideia é que os professores utilizem o material como simulado nesse período que antecede as provas. A Secretaria também enviou um orientativo sobre a avaliação deste ano, bem como o questionário socioeconômico que os alunos respondem após a realização do exame.

“Os professores devem utilizar esse material em sala de aula para que os estudantes que farão a avaliação já se familiarizem com o formato da prova, visto que há um tempo específico para a resolução das questões e das respostas ao questionário. As escolas devem focar neste momento na organização para a Prova Brasil”, afirmou.

ANA

Além da Prova Brasil, todos os estudantes de 08 anos de idade, que cursam a 3ª fase do 1º Ciclo (3º ano) farão no mesmo período a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). No total, 45.513 alunos mato-grossenses de Escolas Estaduais e Municipais farão a avaliação.

A Seduc também encaminhou material que os alfabetizadores devem utilizar como simulado. Estudantes nessa idade não estão habituados com provas objetivas. “Essa é a primeira vez que a ANA será aplicada”, finalizou Vera.


Por: Midia News
Share on Google Plus

Assuntos Relacionados

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu Comentario