Aprovado e publicado Plano de Manejo da Gruta da Lagoa Azul

Através da Portaria de nº 039, de 10 de fevereiro de 2014, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente publicou, no Diário Oficial datado de 24 de fevereiro de 2014, a aprovação do Plano de Manejo Espeleológico da Gruta da Lagoa Azul, em Nobres, cujas ações vêm sendo acompanhadas e cobradas sistematicamente junto aos canais competentes pelo secretário municipal de Turismo de Nobres.
A aprovação do Plano de Manejo ocorre em obediência a Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, que institui o Sistema Nacional de Conservação da Natureza, cujas respostas vêm sendo buscadas pelo município de Nobres ao longo dos anos.

De acordo com a normatização, o Plano de Manejo Espeleológico da Gruta da Lagoa Azul destina-se a disciplinar, por meio de planejamento orientado, os critérios e métodos para as intervenções e ações nas zonas internas e externas da cavidade, a partir das inserções que possam ser implantadas, como estruturas físicas que se tornem necessárias para o adequado uso daquele ambiente natural. As medidas exigidas dentro do plano de manejo visam mitigar e mesmo prevenir impactos no Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, de forma a sua utilização, mas com a elevada preocupação em conservação o ambiente natural existente.

Quaisquer dúvidas com relação ao Plano de Manejo Espeleológico da Gruta da Lagoa Azul podem ser tiradas junto ao site da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, conforme menciona o documento publicado no D.O. As ações complementares a serem desenvolvidas, de competência da SEMA, estão sendo acompanhadas pelo secretário municipal de Turismo de Nobres.

A tarefa seguinte será a de conduzir os estudos técnicos e o relatório à Sedtur (Secretaria de Estado de Turismo) para estudo de viabilidade dos recursos financeiros a serem implementados na execução da infraestrutura que permitirá a visitação futura segura e de acordo com as exigências legais, conforme o Sistema Nacional de Conservação da Natureza.
(Assessoria)
Share on Google Plus

Assuntos Relacionados

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu Comentario