Polícia Civil de Nobres e mais 14 áreas terão reforço durante a copa do mundo

A Polícia Judiciária Civil alinhada ao planejamento da Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos (Sesge) e da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) estabeleceu 15 áreas de interesse específico, para atuação e segurança na Copa do Mundo Fifa 2014.
 
O plano operacional da PJC leva em consideração cenários de eventuais riscos levantados por agências de inteligência durante as competições do Mundial, para a qual serão empregados 786 policiais civis distribuídos em várias frentes de trabalho. 
 
No mundial de futebol terão prioridades as áreas: Trânsito, Contingência, Fan Fest e demais ventos oficiais e não oficiais, Plantões e Registros de Ocorrências, Delegacia da Arena, Central do Turista, Delegacias do entorno e regiões metropolitanas, delegacias impactadas (unidades especializadas, como a Deddica e a Dea), Inteligência, Fluxo de Comunicação, Manual para Consulta, entre outras áreas administrativas.
 
O delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Anderson Aparecidos dos Anjos Garcia, disse que o planejamento interno da PJC está alinhado ao plano tático da Secretaria de Estado de Segurança Pública. "São ações firmes e necessárias a segurança com responsabilidade, dentro das atribuições específicas da Polícia Civil, durante o período da competição", destacou.
 
Trânsito
A Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran) irá atuar em conjunto com o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), para garantir o fluxo do trânsito nas rotas protocolares, emergenciais, alternativas e no entorno das áreas de interesse operacional, juntamente com os demais órgãos de fiscalização de trânsito, como o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Transporte Urbanos (SMTU), SAMU, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. 
 
A Deletran irá atuar com 20 equipes, em escalas de plantão, sendo quatro equipes diárias (duas em Cuiabá e duas em Várzea Grande), além de duas equipes de  prontidão com peritos nos dias de jogo. Com isso, a Polícia Civil dobrará o atendimento das ocorrências de trânsito nos dias da Copa, dando maior agilidade na liberação das vias públicas.
 
Central do Turista
Uma das áreas prioritárias será o atendimento ao turista, para a qual foi implantada a Central do Turista que abarca as delegacias Delegacia Especializada do Consumidor, Delegacia do Turista, Marcas e Patentes e Plantão de Línguas.
 
A Central do Turista já está em funcionamento na Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), em Cuiabá, mesmo prédio da Delegacia do Consumidor, e conta com estrutura de 40 investigadores, 5 delegados 11 escrivães, todos com conhecimento e  fluência em inglês, espanhol e também japonês.
 
Delegacia da Arena
Para eventuais delitos dentro da Arena Pantanal foi instalada a Delegacia da Arena, que contará com dois delegados e equipes de investigadores e escrivães, para ali mesmo confeccionar o procedimento policial do delito de menor potencial ofensivo e, de imediato, repassar ao Juizado Especial do Torcedor, que também estará presente dentro da Arena. O torcedor infrator deverá sair do estádio com a sentença judicial da conduta praticada.
 
Delegacia Móvel
A Delegacia Móvel é outro ponto de atendimento da Polícia Civil na Copa. A unidade será empregada para ampliar a atuação e facilitar o acesso aos serviços de polícia judiciária, no Fan Fest, região do Porto, durante todo o período da Copa. Nos quatro dias de jogos, na Arena Pantanal, a unidade ficará na área do estádio.
 
A Delegacia Móvel é um ônibus adaptado para executar toda a atividade de uma delegacia convencional de polícia, com sistema de telefonia com ramais conectados a uma central de celular e equipamentos de informática para confecção de procedimentos e impressão de documentos.
 
Dentro da unidade, equipe formada por delegado de polícia, investigadores e escrivães, terão acomodações e todo o aparato tecnológico para o atendimento policial, como a confecção de boletins de ocorrência, lavratura de termos circunstanciados de ocorrências, requisições periciais e atendimento geral ao público.
 
Os demais procedimentos com prisão em flagrante delito serão encaminhados aos respectivos plantões de Cuiabá (Roubo e Furto ou Metropolitano), que também receberão reforços para o mundial, assim como o plantão de Várzea Grande.
 
Na sala do delegado, dentro do ônibus, uma tela mostra as imagens captadas pelo sistema de monitoramento interno e externo do veículo. O coletivo conta também com uma cela, cofre para armas e objetos apreendidos, cozinha equipada, banheiro e acessibilidade para deficientes físicos, demonstrando assim a preocupação da Polícia Civil no atendimento as pessoas portadoras de deficiência físicas.
 
Plantões de Cuiabá e Várzea Grande
As Centrais de Flagrantes, de Cuiabá, sediada no prédio da 2ª Delegacia de Polícia, no bairro Carumbé, o plantão da Delegacia de Roubos e Furtos, no bairro Verdão, e o Plantão de Várzea Grande, na Avenida Filinto Muller, prédio da 1ª Delegacia de Polícia, ganharão reforço de delegados, escrivães e investigadores  no período do mundial, para desempenharem suas funções na carga máxima.
 
Além dos plantões, a população ainda poderá procurar a Central de Registro de Boletins de Ocorrência, na Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), para a confecção de boletins de ocorrências e a Delegacia Virtual(www.delegaciavirtual.mt.gov.br) para registros de pequenos delitos, como furtos simples, e perdas ou extravios de documentos. A comunicação poderá ser feita em português, inglês e espanhol.
 
Delegacias do entorno da região metropolitana
As Delegacias de Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Acorizal, Nossa Senhora da Guia, Poconé,  Barão de Melgaço, também serão fortalecidas com efetivos de delegados, escrivães e investigadores durante o período da Copa. Os municípios poderão sofrer impactos na segurança pública devidos aos pontos de visitação turística. 
 
A Delegacia de Nobres, havendo necessidade, será reforçada pelo efetivo de Rosário Oeste e a Delegacia de Jaciara terá reforço estabelecido pela Regional de Rondonópolis.
 
Unidades impactadas
Entre as unidades impactadas está a Delegacia Especializada de Defesa dos Diretos da Criança e do Adolescente (Deddica), em Cuiabá, e a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, da Criança e do Idoso, em Várzea Grande, além de outras unidades que poderão ter aumento da demanda policial. Ao todo, 30 policiais, sendo 4 delegados, e os demais escrivães e investigadores, serão distribuídos para reforçar o trabalho das delegacias.
 
Inteligência
O serviço de inteligência é um dos eixos centrais do plano, que irá fazer o acompanhamento sistemático de ações delituosas que possam por em risco a realização do evento, trazendo informações úteis para tomada de decisões.  
 
Contingenciamento
A Gerência de Operações Especiais (GOE), da Polícia Judiciária Civil, é a força especial que estará de prontidão para assumir funções de defesa de delegacias, unidades prediais e móveis, viatura e integridade física de policiais em serviço. Para atuação na Copa Fifa 2014, o GOE foi reforçado com mais um delegado e investigadores para atuar nas ações de contingências e emergências.

 Fonte: Expresso MT
Share on Google Plus

Assuntos Relacionados

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu Comentario