Prefeitos da baixada cuiabana discutem a implantação de aterros sanitários

Os prefeitos da região do Vale do Rio Cuiabá se reuniram na sexta-feira (15), em Juscimeira, para discutir um planejamento visando implantar aterros sanitários como parte do plano de resíduos sólidos, que é exigido pelo governo federal. O tema foi tratado no encontro realizado durante a terceira etapa do “Diálogo Municipalista – Caminhos para enfrentar a crise”, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios.

Os prefeitos integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental do Vale do Rio Cuiabá. O presidente do consórcio, que também é prefeito de Santo Antônio de Leverger, Valdir Ribeiro, explicou que os 13 municípios da região estão unidos para realizar o planejamento que vai resultar na implantação do aterro sanitário. A meta é acabar com os lixões, conforme determina a legislação federal.


Valdir ressaltou que o primeiro passo é realizar as audiências públicas para debater o assunto com a população. Durante a reunião foram agendadas três audiências públicas para este mês de agosto. Em Rosário Oeste (20), Chapada dos Guimarães (22) e em Cuiabá no dia 26. “Nessas audiências, vamos contar com a participação de representantes de várias entidades e representantes dos segmentos organizados para discutir a situação dos aterros sanitários”, adiantou.


O presidente do consórcio, Valdir Ribeiro, frisou ainda que através das audiências, a população vai participar e opinar sobre o planejamento. Segundo ele, posteriormente, será elaborado o documento que vai compor o Plano Plurianual-PPA do consórcio. O PPA deverá ser encaminhado ao Ministério do Planejamento até o dia 7 de setembro. “O PPA do consórcio vai ser encaminhado ao ministério, para que seja incluído no orçamento do governo federal. Após a sua aprovação, serão liberados os recursos que vão contemplar os municípios da Baixada Cuiabana”, assinalou.


Os municípios que integram o Consórcio do Vale do Rio Cuiabá, são: Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio de Leverger, Planalto da Serra, Nova Brasilândia, Poconé, Rosário Oeste e Várzea Grande.


Fonte: http://www.atribunamt.com.br/
Share on Google Plus

Assuntos Relacionados

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu Comentario