Cientistas estão desenvolvendo cristal para respirar debaixo d’água

Já pensou conseguir nadar por horas, sem a necessidade de um tanque de oxigênio e máscaras? Isso pode se tornar realidade no futuro. Pesquisadores dinamarqueses estão desenvolvendo um cristal que pode absorver oxigênio da água e funcionar como uma máscara para mergulhadores.
O cristal, que está sendo chamado de “Aquaman Crystal”, é na verdade um material cristalino criado a base de cobalto que tem alto poder de absorção de oxigênio. Ele é tão eficaz que apenas uma colher dele pode “sugar” todo o ar de uma sala.
De acordo com Christine McKenzie, uma das pesquisadoras envolvidas com o desenvolvimento do cristal, esse material poderia ter diversas aplicações, desde na criação de aparelhos mais sofisticados para mergulhadores, até para a engenharia e a saúde.
— O cristal poderia ser útil para pessoas que sofrem com câncer de pulmão e precisam carregar tanques de oxigênio com elas.
O cristal por enquanto é parecido com uma gelatina esponjosa que absorve e libera oxigênio constantemente.
Uma vez que o oxigênio é absorvido, ele é novamente liberado ao entrar em contato com calor. Agora, os cientistas querem liberar o ar também por meio da luz. As informações são do Mashable.
Fonte: R7.com
Share on Google Plus

Assuntos Relacionados

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu Comentario