Área da Cachoeira do Tombador, em Nobres (MT), é reconhecida como Patrimônio Natural

Representantes da fábrica da Votorantim Cimentos em Nobres (MT) realizaram nesta quinta-feira (12), uma reunião com o prefeito Sebastião Gilmar Luiz da Silva e membros de órgãos ambientais do município para apresentar a consolidação da RPPN Reserva Natural Cachoeira do Tombador e alinhar as expectativas com relação ao Plano de Manejo (PM) da área. O objetivo da empresa é estruturar com o poder público municipal um planejamento para viabilizar o acesso direcionado, respeitando a biodiversidade local. A área da cachoeira, de propriedade da Votorantim Cimentos, possui 296 hectares e recebeu, em dezembro de 2014, o título de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), da Secretaria de Estado Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema).

No Brasil, as RPPNs são regulamentadas pelo Decreto Federal 5.746/2006, como categoria de unidade de conservação (UC), integrante do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que foi instituído pela lei 9885/2000. Em 2014, a Votorantim Cimentos solicitou o reconhecimento da área pela Secretária de Meio Ambiente do Estado, que foi averbada em cartório em janeiro de 2015.

Segundo o gerente da fábrica de cimentos da Votorantim Cimentos em Nobres, Orlando Araújo, como proprietária da área, a empresa poderia concluir o Plano de Manejo no prazo de três anos após a criação da RPPN, mas optou por construir o Plano com participação do poder público e da comunidade em um menor prazo. O Plano consiste em um documento técnico que, baseado nos objetivos gerais de uma Unidade de Conservação, estabelece seu zoneamento e as normas que devem regular o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação de estruturas físicas necessárias à gestão da RPPN.

Com a criação da RPPN, que inclui a área Cachoeira do Tombador, e da elaboração do Plano de Manejo, a Votorantim Cimentos busca contribuir para a conservação de uma importante área preservada no município, além de incentivar a arrecadação de ICMS ecológico. “Propusemos essa reunião com a Prefeitura para apresentarmos a RPPN, e demonstrar nossa intenção em iniciar brevemente o Plano de Manejo que definirá as formas de acesso para atividades de educação ambiental, pesquisa científica e turismo sustentável controlado. É uma iniciativa que está em sintonia com o nosso compromisso de fomentar o desenvolvimento das comunidades nas quais estamos inseridos, construindo um legado ambiental”, afirmou Orlando.
Share on Google Plus

Assuntos Relacionados

2 comentários :

Anônimo disse...

tava passando da hora parabéns prefeito e equipe vi que o sr teve uma reunião com a Votorantim vi no site da Prefeitura também parabenizar o grupo Votorantim que merece destaque em nosso município

observador disse...

ate aonde eu sei o então prefeito e espertalhão devair tentou com a votorantin a quase 20 anos atrás... liberar a cachoeira para visitação .e foi barrado pela falta de segurança no local pelo historico de mortes . e mesmo com o local lacrado o numero de perdas continuol sendo expressivo. e agora prefeito o que o senhor vai fazer pra dar segurança para para os turistas que vao chegar aos montes. aja visto que não fez o carnaval por preguiça de organizar a segurança ate porque o batuque o nosso maior ritmista dos áureos tempos do baliza o sempre trabalhador \\\ ue´´ mesmo com fome sem o café da manha ... teria prazer em tocar.

Postar um comentário

Deixe seu Comentario