MT é o Estado onde mais jovens morrem em acidentes

Mato Grosso é o Estado brasileiro que mais registrou mortes de crianças e adolescentes por acidentes de trânsito. Conforme o estudo "Violência Letal Contra as Crianças e Adolescentes do Brasil", o Estado registrou no ano de 2013, dado mais recente da pesquisa, a marca de 17,2 mortes a cada 100 mil habitantes.

O número de crianças e jovens, até os 19 anos, que morreram em acidentes de trânsito em Mato Grosso tem crescido na última década. Em 2003, ano em que o Estado ocupava a 5ª colocação no ranking, houve 11,1 mortes a cada 100 mil habitantes.

Em números absolutos, no ano de 2003, Mato Grosso registrou 126 mortes de crianças e jovens em acidentes de trânsito. Uma década depois, o número saltou para 190, aumento de, aproximadamente, 50%.

O estudo, que foi idealizado pelo sociólogo Julio Jacob Waiselfisz, aponta que os acidentes com crianças menores de um ano são mais constantes quando elas estão como passageiras dos automóveis.  A partir de um ano até os 14, as ocorrências são maiores quando as crianças transitam a pé pelas ruas.

Na faixa de 10 a 14 anos, há também alta incidência como passageiras dos veículos. Entre os 15 e 19 anos, o maior número de acidentes acontecem entre jovens que conduzem motocicletas.

Em relação às capitais, o relatório informa que os índices acima de 10 vítimas a cada 100 mil habitantes são preocupantes. No ano de 2013, em Cuiabá foram 18,3 mortes, número que coloca a Capital mato-grossense entre as cidades que têm número elevado de óbitos de jovens no trânsito.

Causa de mortes no trânsito

Desde 2008, os maiores números de mortes entre crianças e jovens no trânsito no Brasil estão relacionados à motocicleta. Anteriormente, os acidentes eram mais constantes com pedestres.

“Paralelamente, e de forma também drástica, cai a morte de pedestres e aumenta, com menor intensidade, a morte de crianças e adolescentes ocupantes de automotor”, diz trecho do estudo.

Outros estados

Depois de Mato Grosso, na lista dos Estados em que mais acontecem acidentes de trânsito com crianças e jovens aparecem Roraima, Mato Grosso do Sul, Paraná e Tocantins.

Share on Google Plus

Assuntos Relacionados

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu Comentario